Por que o ensino internacional é tão importante no mundo atual? – Sphere | International School

Por que o ensino internacional é tão importante no mundo atual?

Em uma definição bem simples, escola internacional é uma instituição que promove a educação seguindo um currículo estrangeiro, onde todas as disciplinas são lecionadas na língua desse país. Uma escola também pode se tornar internacional ao adquirir alguma certificação internacional, como o IB (International Baccalaureate), por exemplo.           

Essas escolas surgiram no Brasil inicialmente, para oferecer educação aos filhos de expatriados, pois as escolas que aqui existiam não possuíam o currículo e a língua de instrução adaptados às necessidades dessas famílias.

Com o passar dos anos, a globalização e as trocas culturais, essas escolas passaram a ser cada vez mais visadas e procuradas não somente por filhos de estrangeiros, mas por famílias que vêm no ensino internacional uma formação global, um currículo com rigor acadêmico e que respeita as individualidades.

O ensino nessas instituições ajuda a abrir a mente dos estudantes sobre as possibilidades futuras, contribuindo tanto para seu aprendizado como para sua evolução como seres humanos. Além da língua, elas incluem em suas grades curriculares a vivência em uma cultura diferente e totalmente globalizada.

O ambiente de convívio em uma escola internacional é outro ponto de destaque e que  complementa as experiências dos estudantes que buscam estar em contato em um espaço multicultural. Além dos alunos brasileiros, essas escolas recebem estudantes de diversas outras nacionalidades.

Também contam com corpo docente de diferentes países, que de forma indireta também contribuem ativamente com suas experiências para a formação dos estudantes.

Além de todas as soft skills necessárias para que os estudantes tenham uma vivência cultural conectada com o mundo em que vivem, o ensino das hard skills (matemática, física, gramática, química e outros) nas escolas internacionais possui rigor acadêmico e é mais personalizado.

Combinando os dois, o aprendizado fornece subsídios concretos para que, os jovens estejam preparados para prestar vestibulares brasileiros e internacionais, formando assim, cidadãos preparados para o mercado global, não importa o local onde decidam estar.

Principais diferenças entre os tipos de escolas

Ao buscar uma instituição de ensino para seus filhos, os pais devem ter em mente os diferentes tipos de escolas existentes no nosso país. A partir daí analisar qual perfil melhor se adapta a sua situação financeira e ao tipo de currículo e ensino que essa escola pode oferecer.

No caso das escolas bilíngues e internacionais, podemos dizer que toda escola internacional é bilíngue, mas nem toda escola bilíngue é internacional.

O ensino bilíngue ensina o currículo em duas línguas, sendo a primeira a nativa do país e a segunda depende da escolha da instituição de ensino e o que faz sentido para aquela criança. Por exemplo, inglês, francês, mandarim, entre outras.

Muitas das escolas bilíngues português-inglês optam por oferecer a rotina da educação infantil em língua adicional, inserindo, gradativamente, disciplinas em língua portuguesa. Desse modo, ao chegar nas séries iniciais do ensino fundamental, grande parte das escolas oferece uma distribuição equilibrada de aulas em português e inglês.

O ensino internacional, como mencionamos acima, traz a questão do aprendizado em duas ou mais línguas, mas também oferece um ambiente de ensino globalizado.

Por que optar por uma escola internacional brasileira?

Além de todas as vantagens que conhecemos acima, a Sphere International School é a primeira escola brasileira a obter a certificação do IB (International Baccalaureate) no programa MYP (Middle Years Programme) no Brasil, programa antes oferecido exclusivamente por escolas internacionais de currículo estrangeiro.

O IB é a maior e mais reconhecida organização que qualifica as escolas internacionais e é aceita por universidades em mais de 140 países, facilitando o acesso dos alunos a instituições de ensino em todo o mundo. A certificação confere à escola o status de instituição internacional e além disso, seus projetos e práticas permitem que seus alunos tenham uma educação comprometida com a cidadania global e a transformação.

A escola agora se prepara para a implantação do Diploma Programme (DP) no Ensino Médio, ampliando o acesso de seus alunos às melhores universidades do mundo.

Mesmo sendo classificada como internacional, a Sphere, por ser uma escola nascida no Brasil, está totalmente alinhada com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular e por isso, segue o calendário brasileiro. Além disso, o projeto pedagógico integra o currículo nacional ao internacional e valoriza o pensar e agir em duas ou mais línguas. Seus alunos recebem as certificações de proficiência na língua inglesa (Cambridge Exams e WIDA Model) e língua espanhola (DELE – Instituto Miguel de Cervantes).

Com o propósito de se alinhar às necessidades de um futuro cada vez mais complexo, interconectado e em constante mudança, a Sphere trabalha com um projeto pedagógico exclusivo, o OPEN Framework, dividido em quatro pilares: o primeiro é a Oportunidade para Descobrir (Opportunity to Discover), que aquece o espírito questionador, intercultural e crítico dos alunos. O seguinte é o pilar de Princípios (Principles), com ênfase na ética e no respeito ao próximo e ao meio ambiente, e que avivam nos alunos a consciência sobre como suas ações impactam a comunidade e o planeta.

Depois há o Emocional & Social (Emotional & Social), que desenvolve capacidades socioemocionais e auxilia os estudantes a manter a mente focada e Habilidades Naturais (Natural Skills) completa a sigla, com a valorização das competências e habilidades naturais dos alunos e desenvolvimento de novas capacidades, levando em consideração os interesses individuais das crianças.

A Sphere também é associada à UNESCO – Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura. Isso significa que a escola se propõe sempre em suas metodologias, a trabalhar pelo desenvolvimento da cultura e da paz.

Dessa forma, com mais de 15 anos de atuação e know-how em educação de qualidade, a Sphere ensina e encoraja seus alunos a serem questionadores, críticos, multiculturais e éticos, formando adultos, cidadãos e líderes mais empáticos, questionadores, persistentes e, principalmente, bem preparados para a vida.

Profa Dra Gladys Quevedo-Camargo

Docente da área de Licenciatura - Inglês
Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução - LET
Instituto de Letras
Universidade de Brasília - UnB

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *