Capacitando alunos como agentes de transformação – Sphere | International School

Capacitando alunos como agentes de transformação

O que é a Exhibition?

A Exhibition é um projeto de encerramento de ciclo realizado, em geral, no último ano do ensino fundamental Anos Iniciais (Year 5) em escolas que adotam o currículo Primary Years Programme (PYP), do International Baccalaureate (IB). Representa um evento significativo na vida de um aluno PYP, pois sintetiza os elementos essenciais do programa: conhecimentos, compreensões, habilidades, atitudes e ações.

Como experiência culminante, é uma oportunidade para os alunos exibirem os atributos do Learner Profile (perfil do aprendiz) que foram se desenvolvendo ao longo de suas jornadas no PYP. A Exhibition é um projeto especial situado em um tema transdisciplinar, ou seja, um contexto de investigação amplo e conectado com a vida real.

Em grupos, os alunos escolhem questões e problemáticas de seus próprio interesse e se envolvem em um processo de investigação colaborativa que os permitem identificar, explorar, questionar e criar soluções para questões ou problemas da vida real. A ideia central a ser explorada deve possuir um amplo escopo e relevância para garantir o engajamento e uma investigação aprofundada por todos os alunos.

Propósito da Exhibition

Segundo as diretrizes do currículo PYP, alguns dos objetivos centrais da PYP Exhibition são:

  • Envolver os alunos em uma investigação colaborativa e aprofundada.
  • Fornecer aos alunos a oportunidade de demonstrar independência e responsabilidade por seu próprio aprendizado.
  • Dar oportunidade aos alunos de explorar múltiplas perspectivas.
  • Estimular os alunos para que sintetizem e apliquem seu aprendizado de anos anteriores e reflitam sobre sua jornada ao longo do PYP.
  • Fornecer um processo autêntico para avaliar a compreensão do aluno.
  • Estimular os alunos a refletir sobre o resultado de seu aprendizado.
  • Unir os alunos, professores, pais e outros membros da comunidade escolar em uma colaboração e experiência que incorpore os elementos essenciais do PYP
  • Celebrar a transição dos alunos dos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental.

Todos os membros da comunidade escolar têm papéis importantes a desempenhar na Exhibition

A PYP Exhibition conta com a parceria e colaboração de vários atores do processo educativo: pais, alunos, professores e mentores. Destacamos a seguir algumas responsabilidades dos alunos, professores, pais e mentores, ao longo do processo da Exhibition:

Anterior
Próximo

A Exhibition fornece a oportunidade para os alunos participarem e serem agentes de transformação em uma situação de aprendizagem autêntica

No ano de 2021, a PYP Exhibition da Sphere International School contou com a formação de 09  grupos de trabalho, organizados a partir de problemáticas relacionadas às Metas do Desenvolvimento Sustentável, da UNESCO.

Coordenação, professoras em inglês e português e professores especialistas planejaram cuidadosamente as etapas de trabalho, de modo a criar contextos variados para a realização de propostas transdisciplinares e multiculturais, utilizando diversas línguas e linguagens.

Anterior
Próximo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *