Hard & Soft Skills: Porque elas são essenciais para um aprendizado completo – Sphere | International School

Hard & Soft Skills: Porque elas são essenciais para um aprendizado completo

Certamente, em algum momento, você já deve ter se deparado com dois termos bem comuns na área de recursos humanos e que há alguns anos também têm sido utilizados com frequência no setor educacional.

São as hard e as soft skills. A palavra “skills”, traduzida do inglês, significa “habilidades”.

Hard Skills

Hard skills são as habilidades técnicas que podem ser facilmente aprendidas, como o conhecimento em algum idioma, a operação em algum tipo de máquina ou ferramenta ou habilidades ligadas à informática.

Soft Skills

Já as soft skills são as habilidades mais difíceis de quantificar e reconhecer, como a comunicação interpessoal, a criatividade, pensamento crítico, empatia, gestão do tempo, adaptabilidade, entre tantos outros.

A transformação digital e as novas tecnologias mudaram a forma do planeta se comunicar, de se relacionar, de aprender e também as relações de trabalho. Por isso, nos dias atuais, além da importância do conhecimento das hard skills, o indivíduo também precisa ter as soft skills desenvolvidas para poder avançar pessoal e profissionalmente em um mundo moderno e em constante evolução.

Uma pesquisa divulgada pela OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que congrega os principais países desenvolvidos do mundo, ouviu crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos de nove países diferentes e mostrou que as habilidades emocionais como empatia, capacidade de liderança, criatividade, entre outras, somadas aos conhecimentos acadêmicos, são fundamentais para que os jovens se inseriram plenamente na sociedade.

Entretanto, como aponta a pesquisa, ainda faltam ferramentas para desenvolver e medir o ensino dessas características dentro da sala de aula e essas habilidades sócio-emocionais não trazem os mesmos benefícios para todos e precisam ser tratadas de forma diferente dentro do ambiente escolar.

O estudo mostrou, por exemplo, que crianças mais curiosas e persistentes apresentam notas mais altas e melhor desempenho na escola. Já os adolescentes mais sociáveis e mais resistentes ao stress costumam não ter uma performance tão acima da média.  Para a OCDE isso não significa que ter controle emocional e pedir ajuda para os colegas sejam características indesejáveis, mas que os alunos podem ter dificuldade de focar suas interações e precisam ter uma atenção diferenciada por parte dos educadores.

O fato é que o ensino das soft skills em conjunto com as hard skills deve ser tratado logo cedo pelas escolas, pois somente os indivíduos que possuem um equilíbrio entre as duas formas de inteligência, conseguirão se destacar e alcançar posições melhores no mercado de trabalho e serem pessoas emocionalmente mais preparadas para a vida.

As habilidades mais requisitadas de 2025

O Fórum Econômico Mundial (WEF) publicou em seu último relatório “Futuro do Trabalho”, algumas habilidades do futuro que os profissionais precisam desenvolver para acompanhar as mudanças do mundo moderno.

Essas habilidades, nada mais são do que os diversos conhecimentos e formas de lidar com os inúmeros desafios da vida profissional e também da pessoal.

Algumas das habilidades que serão mais requisitadas no mercado de trabalho em 2025 são:

  • Inteligência Emocional (Empatia, Flexibilidade, Resiliência)
  • Foco no Cliente (Experiência do Usuário)
  • Resolução de Problemas (Pensamento Crítico, Raciocínio Lógico, Criatividade)

Como a Sphere atua com as Hard & Soft Skills

Na Sphere International School, o tipo de educação oferecida, que prioriza uma aprendizagem holística, que enfatiza não só as hard skills, mas também as soft skills, faz parte do currículo dos alunos desde os primeiros anos da vida escolar.

A escola sempre entendeu que competências comportamentais que envolvem o pensamento criativo, a criticidade, inovação, cooperação, resolução de problemas, comunicação, entre tantas outras são complementares ao aprendizado das habilidades técnicas.

OPEN FRAMEWORK

Seu projeto pedagógico exclusivo, o OPEN Framework baseado em trilhas de projetos e atividades, que têm como objetivo desenvolver conhecimentos e habilidades, princípios éticos, equilíbrio socioemocional e saberes necessários para enfrentar desafios locais e globais.

O OPEN é dividido em quatro pilares, o primeiro é a Oportunidade para Descobrir (Opportunity to Discover), que aquece o espírito questionador, intercultural e crítico dos alunos. O seguinte é o pilar de Princípios (Principles), com ênfase na ética e no respeito ao próximo e ao meio ambiente, e que avivam nos alunos a consciência sobre como suas ações impactam a comunidade e o planeta.

Depois há o Emocional & Social (Emotional & Social), que desenvolve capacidades socioemocionais e auxilia os estudantes a manter a mente focada e Habilidades Naturais (Natural Skills) completa a sigla, com a valorização das competências e habilidades naturais dos alunos e desenvolvimento de novas capacidades, levando em consideração os interesses individuais das crianças.

Mas como isso tudo funciona na prática?

Na semana passada falamos sobre a Exhibition, um dos projetos trabalhados no OPEN. Os alunos do Y5 se reúnem em grupos, selecionam questões e problemáticas que sejam de interesse comum e fazem uma análise profunda com base em suas próprias pesquisas para chegar a uma solução para a problemática escolhida.

Neste processo de investigação colaborativa, os alunos tem a oportunidade de desenvolver suas habilidades técnicas por meio de suas pesquisas, seus estudos, conclusões e decisões que chegaram após todo o conhecimento adquirido com base no processo de investigação.

Já as soft skills são desenvolvidas conforme o decorrer do projeto. Os alunos tendem a colocar em prática tudo que é ensinado desde os anos iniciais.

O fato de se reunirem em grupos, deliberarem sobre o tema do projeto até o senso comum e trabalharem juntos para chegarem a resolução do problema é como as soft skills são diariamente desenvolvidas, tornando os alunos cidadãos conscientes, equilibrados e comunicadores.

Com tudo isso, a Sphere International School se mostra com uma proposta pedagógica atual e alinhada com as necessidades do mundo moderno, fornecendo subsídios concretos para que, os jovens se tornem cidadãos preparados para o mercado global e para a vida, não importa o local onde decidam estar.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

One Response

  1. Obrigada. Gostei de sua proposta, como desenvolver eaae conjunto de práticas e usar no mercado competitivo, tem treinamento, tem um MBA do assunto
    Já participei de alguns projetos,mas não estou no momento, com nenhum trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *