Blog Sphere – Página: 2 – Sphere | International School

Blog Sphere

Educação
Paula Heleno

Dicas para escolas em 2021

Muitas coisas mudaram no Brasil, e no mundo, no último ano. Não apenas as formas de interagir, ensinar, apoiar e viver, mas também mudanças em diretrizes que afetam todas as escolas. Houve avanço no ensino híbrido, o que é um ponto extremamente positivo para o futuro, mas ainda há outras questões que precisamos observar para garantir bons resultados nos próximos meses.

Leia Mais »
Educação
Paula Heleno

O que educação e neurociência têm em comum?

A neurociência, portanto, vem contribuir com a educação como uma ferramenta, que possibilita uma mudança no olhar. É fundamental que educadores conheçam as interfaces da aprendizagem e que seja sempre um campo a ser explorado.

Leia Mais »
Educação
Paula Heleno

Como funciona o ensino investigativo?

Com o passar dos anos, a aprendizagem integrada, situada e ativa, naturalmente associada à educação infantil e aos anos iniciais do ensino fundamental, tende a perder espaço para atividades focadas em conteúdos e habilidades adquiridas pela prática e repetição. O Project Based Learning (PBL), muitas vezes utilizado como abordagem de ensino em escolas bilíngues, também parece ficar reservado ao currículo complementar, enquanto as disciplinas do currículo base são trabalhadas de modo mais linear e tradicional.

Leia Mais »
Educação
Paula Heleno

Como criar uma geração mais receptiva às diferenças culturais?

As crianças que desenvolvem criticidade e atitude positiva em relação a sua identidade cultural terão a capacidade de no futuro construir relacionamentos com outras culturas respondendo apropriadamente às injustiças, demonstrando assim, a importância de cada um e fazendo com que todos se sintam conectados. Entender as diferentes culturais impacta significativamente o aprendizado, a própria imagem e todo o desempenho acadêmico.

Leia Mais »
Feedback
Educação
Paula Heleno

Como utilizar o poder do feedback na escola?

As questões de autoavaliação são difíceis de serem respondidas sozinhas, sem qualquer ajuda extra, porque todos nós temos alguns “pontos cegos” que não podemos ver. E se não os vemos, não temos oportunidade de mudar, melhorar ou crescer.

Leia Mais »
Educação
Paula Heleno

Como a educação pode estimular protagonismo e ações de impacto?

Nos últimos anos, o mundo tem sido chacoalhado com o poder transformador de jovens ativistas como Malala Yousafzai e Greta Thunberg, responsáveis por fomentar discussões de impacto global sobre educação e meio ambiente. Ao mesmo tempo, percebe-se uma geração de estudantes aptos a impactar positivamente suas comunidades e isso ficou mais evidente durante a crise do novo coronavírus. Mas é preciso, no entanto, desde cedo estimular a capacidade criativa e o pensamento crítico de crianças e adolescentes, para que eles cresçam conscientes de suas capacidades e possam ajudar a transformar as pessoas, o mundo e a si mesmos.

Leia Mais »