Blog Sphere – Página: 3 – Sphere | International School

Blog Sphere

Educação
Paula Heleno

Meaningful Reflection: A Practical Approach

Neste artigo, a autora Cathryn Berger Kaye, uma das palestrantes do Sphere International Seminar deste ano, discute a reflexão como instrumento de autorregulação e potencialização da aprendizagem.

A reflexão pode maximizar a aprendizagem se os professores compreenderem as práticas reflexivas e souberem como modelá-las para os alunos.

Leia Mais »
Educação
Paula Heleno

Reflexão significativa: uma abordagem prática

Neste artigo, a autora Cathryn Berger Kaye, uma das palestrantes do Sphere International Seminar deste ano, discute a reflexão como instrumento de autorregulação e potencialização da aprendizagem.

A reflexão pode maximizar a aprendizagem se os professores compreenderem as práticas reflexivas e souberem como modelá-las para os alunos.

Leia Mais »
Educação
Paula Heleno

Ensino internacional: mercado ainda é vasto terreno para investidores

Mesmo com poucas escolas internacionais presentes no Brasil e no mundo, essas instituições têm adquirido cada vez mais importância no cenário educacional, pois são reconhecidas por oferecerem uma educação globalizada com rigor acadêmico e ênfase no desenvolvimento integral dos estudantes, tendo como referência valores humanísticos de responsabilidade universal.

Leia Mais »
Educação
Paula Heleno

Rotinas de pensamento e as funções executivas

Criar  ambientes de engajamento, contextualização e ampliação do pensamento dos alunos é uma tarefa ao mesmo tempo desafiadora e instigante para professores dos diversos ciclos de ensino. Nessa direção, o uso de rotinas de pensamento pode ser uma valiosa estratégia didática.

Leia Mais »
Educação
Paula Heleno

Por que o ensino internacional é tão importante no mundo atual?

Em uma definição bem simples, escola internacional é uma instituição que promove a educação seguindo um currículo estrangeiro, onde todas as disciplinas são lecionadas na língua desse país. Uma escola também pode se tornar internacional ao adquirir alguma certificação internacional, como o IB (International Baccalaureate), por exemplo.

Leia Mais »
Educação
Paula Heleno

Defasagem da aprendizagem na pandemia: como a avaliação pode ajudar nesse cenário?

A pandemia mudou drasticamente o cenário educacional em todo o mundo, e seus efeitos são sentidos em várias áreas. Escolas fechadas, ensino remoto e ensino híbrido fazem parte do nosso dia a dia e trazem incertezas a esse cenário. Há, por outro lado, uma constatação inequívoca: já se verificam defasagens na aprendizagem e o consequente impacto nos níveis de rendimento acadêmico dos nossos alunos. Diante da diminuição no tempo de instrução e da desigualdade no acesso à tecnologia, a comunidade escolar precisa de estratégias para mapear as áreas em que os alunos necessitam de suporte, bem como para planejar e implementar ações que propiciem esse suporte o mais rapidamente possível.

Leia Mais »
Educação
Paula Heleno

Inovação na escola: processo vai além do uso de tecnologias

Segundo definição do dicionário da língua portuguesa, inovar significa realizar algo novo ou que nunca havia sido feito antes, produzir novidades. Entretanto, é quase automático associar inovação ao uso da tecnologia, mas a definição não está necessariamente vinculada apenas à utilização de ferramentas tecnológicas. Inovar vai muito além disso.

Leia Mais »