Ensino Fundamental anos finais | middle school

Alunos entre 11 e 14 anos de idade

Nessa etapa, o currículo é estruturado por meio de projetos disciplinares e interdisciplinares, desenvolvidos por professores especialistas nas diversas áreas de conhecimento, tanto em português, como em inglês. Língua espanhola passa a fazer parte do currículo a partir do 6º ano, assim como a tutoria garante o acompanhamento educacional individualizado, em continuidade ao trabalho em prol do desenvolvimento integral de cada estudante. O Projeto Comunitário do 8º ano e o Projeto Pessoal Sphere do 9º ano, consolidam o percurso formativo neste segmento.

Nos anos finais, o currículo Sphere amplia as oportunidades de desenvolvimento de habilidades de aprender a aprender e da autonomia do aluno, por meio de uma grade diversificada, com 45 aulas semanais. Entre os diferenciais desse ciclo estão as aulas de tutoria, design, disciplinas eletivas e o projeto Living Together. Nas aulas de tutoria o aluno é acompanhado por um professor tutor, para o desenvolvimento de processos de auto-avaliação e fortalecimento da aprendizagem auto-regulada. No projeto Living Together, que ocorre em um intervalo de 45minutos, os alunos participam de atividades de sua própria escolha, sejam elas oficinas esportivas, culturais ou de estudos. Nas aulas de Design, uma das disciplinas do programa do Middle Years Programme (MYP) e de Programação, os alunos desenvolvem habilidades de na área da Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics (STEAM) para a inovação e criação de novas soluções.

Aulas em inglês são oferecidas nas disciplinas de English, Science, Biology (Year 9), Social Studies, Design, Coding, Tutoring e nos módulos eletivos.

Ao longo dos anos finais do ensino fundamental são oferecidos exames de certificação em língua inglesa, tais como o Cambridge KET, PET e FCE. No Year 9, o DELE é oferecido como exame de certificação em língua espanhola.

Metodologia

Opportunity to Discover

A indagação e a interculturalidade são premissas da proposta pedagógica Sphere. O espírito investigativo, a problematização e a abertura para o novo, para outras culturas e novas formas de pensar e agir fazem com que o aluno Sphere desenvolva habilidades essenciais para um mundo em constante movimento.

Principles

Realizar escolhas fundamentadas em princípios éticos, de respeito ao próximo, ao meio ambiente e em consonância com valores de humanização fazem com que o aluno Sphere seja cada vez mais reflexivo e consciente de como suas ações podem impactar e transformar o mundo.

Emotional & Social

O desenvolvimento de habilidades socioemocionais é valorizado em todos os ciclos de ensino. O trabalho intencional com foco no equilíbrio, empatia, curiosidade, persistência e flexibilidade fortalece o aluno Sphere para uma percepção positiva de si mesmo, para a resolução de problemas e para uma relação positiva com o outro.

Natural Skills

Ser aluno Sphere é saber que cada um tem seus próprios interesses, talentos e maneiras de ver o mundo. A personalização do ensino permite modos únicos de aprender e se desenvolver. Ao mesmo tempo, um ambiente de pensamento crítico e criatividade possibilita que novas ideias e soluções sejam criadas, para que o aluno esteja preparado para trabalhar em contextos nacionais e internacionais.

Inscreva-se em nossa newsletter

Faça parte do nosso mailing para receber notícias da Sphere International School e do mercado de educação!