Sphere Institucional

/

jul 11, 2022

Alta demanda por educação financeira faz escolas investirem em ensino sobre o tema

AUTOR

huia

ASSUNTO

Educação

COMPARTILHE

Uma pesquisa recente realizada pela FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos e o Banco Central do Brasil – mostrou que 53,5% dos entrevistados declararam que os compromissos financeiros reduziram de alguma forma seu padrão de vida atual.

Outro dado relevante foi o de que 58,4% afirmaram que as finanças são motivo de stress e que de alguma maneira isso se reflete na sua vida familiar. E apenas 34,1% se sentem capazes de reconhecer um bom investimento financeiro.

A situação realmente impressiona e mostra como grande parte das pessoas ainda não sabem ou têm dificuldade em administrar o próprio dinheiro. E claro, se as finanças não vão bem, consequentemente, outros setores da vida pessoal podem ser afetados, trazendo problemas para toda a família ou até mesmo estagnação profissional por falta de dinheiro para cursos ou apoiar uma eventual mudança de área.

Para tentar minimizar os impactos trazidos pela falta de conhecimento no gerenciamento das finanças e pensando na saúde do bolso das próximas gerações, a Sphere International School está investindo e incorporando o ensino de práticas financeiras em sua grade de aprendizagem para alunos desde muito cedo.

Mesmo não existindo instrução formal relacionada a Economia e Finanças no currículo escolar regular do Ensino Fundamental e Médio no Brasil, devido à natureza onipresente das relações financeiras em nossas vidas, compreender os conceitos básicos de economia e finanças é fundamental para uma vida equilibrada e próspera.

Para um aprendizado ainda mais rico, educação financeira é ensinada em inglês Alt text

Na rede particular de ensino, as iniciativas têm sido tratadas com atenção e destaque. Na Sphere International School, temas como “orçamento, impacto dos juros, impostos, crédito e dívida, preservação e crescimento da riqueza”, já estão sendo apresentados para estudantes de 10 anos de idade. Além disso, literaturas sobre investimentos, normalmente lida por adultos, estão sendo inseridas no dia a dia das crianças, como “Pai rico Pai Pobre”, de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter e “O homem mais rico da Babilônia” de George S. Clason.

Na escola, assim que foi disponibilizada a opção do curso de educação financeira, para ensinar os alunos do ensino fundamental e médio os conceitos básicos de literatura financeira e finanças pessoais, a sala se encheu rapidamente – mesmo para alunos de 11 a 14 anos.

- Dois Módulos de 12 horas cada. - Ao todo, são 32 aulas. - Cada aula tem a duração de 45 minutos. - O objetivo do curso é conscientizar os estudantes sobre a importância da educação financeira e seu impacto na vida de uma pessoa.

E um detalhe, a língua de ensino do curso é o inglês. Embora o foco principal não seja linguístico, há um valor significativo a ser obtido em termos de aquisição da língua, pois o debate entre os alunos neste idioma estimula o pensamento crítico e o aumento do repertório linguístico.

Esses conteúdos também atendem outros anseios dessa geração de estudantes cada vez mais conectados e atentos ao mundo atual. Muitos deles não buscam apenas aprender a administrar sua própria vida financeira, mas buscam conhecimento específico com o interesse em investir em empresas e fundar startups. Se antes o sonho era ter uma carreira estável em alguma empresa, agora a meta é empreender e criar.

Em um mundo em constante mudança e atualização, as instituições de ensino precisam estar atentas e preparadas para acompanhar as necessidades da sociedade.

A educação financeira, assim como o ensino obrigatório das hard skills, como português e matemática, tem sua importância cada vez mais reconhecida e contribuirá positivamente para a formação de jovens mais conscientes e preparados para lidar com seu próprio dinheiro e de suas famílias.

No fim, toda uma sociedade ganha. Com conhecimento e aprendizado, o futuro cidadão conseguirá evitar as dívidas pessoais, aumentar seu poder de compra, impulsionando o crescimento do comércio e consequentemente, da economia do nosso país.

Preparando alunos para o futuro!