Sphere Institucional
/
jul 11, 2022Capacitando alunos como agentes de transformação
AUTOR
huia
ASSUNTO
Educação
COMPARTILHE
Sphere Institucional
/
jul 11, 2022AUTOR
huia
ASSUNTO
Educação
COMPARTILHE
A Exhibition é um projeto de encerramento de ciclo realizado, em geral, no último ano do ensino fundamental Anos Iniciais (Year 5) em escolas que adotam o currículo Primary Years Programme (PYP), do International Baccalaureate (IB). Representa um evento significativo na vida de um aluno PYP, pois sintetiza os elementos essenciais do programa: conhecimentos, compreensões, habilidades, atitudes e ações.
Como experiência culminante, é uma oportunidade para os alunos exibirem os atributos do Learner Profile (perfil do aprendiz) que foram se desenvolvendo ao longo de suas jornadas no PYP. A Exhibition é um projeto especial situado em um tema transdisciplinar, ou seja, um contexto de investigação amplo e conectado com a vida real.
Em grupos, os alunos escolhem questões e problemáticas de seus próprio interesse e se envolvem em um processo de investigação colaborativa que os permitem identificar, explorar, questionar e criar soluções para questões ou problemas da vida real. A ideia central a ser explorada deve possuir um amplo escopo e relevância para garantir o engajamento e uma investigação aprofundada por todos os alunos.
Segundo as diretrizes do currículo PYP, alguns dos objetivos centrais da PYP Exhibition são:
A PYP Exhibition conta com a parceria e colaboração de vários atores do processo educativo: pais, alunos, professores e mentores. Destacamos a seguir algumas responsabilidades dos alunos, professores, pais e mentores, ao longo do processo da Exhibition:
No ano de 2021, a PYP Exhibition da Sphere International School contou com a formação de 09 grupos de trabalho, organizados a partir de problemáticas relacionadas às Metas do Desenvolvimento Sustentável, da UNESCO.
Coordenação, professoras em inglês e português e professores especialistas planejaram cuidadosamente as etapas de trabalho, de modo a criar contextos variados para a realização de propostas transdisciplinares e multiculturais, utilizando diversas línguas e linguagens.