Sphere Institucional
/
jul 11, 2022Flexible Learning em tempos de Coronavírus
AUTOR
huia
ASSUNTO
Educação
COMPARTILHE
Sphere Institucional
/
jul 11, 2022AUTOR
huia
ASSUNTO
Educação
COMPARTILHE
A pandemia do Coronavírus está afetando o mundo inteiro, desde as economias até as rotinas individuais das pessoas. Com a recomendação da Organização Mundial da Saúde para evitar aglomerações e ficar em casa até segunda ordem, as escolas devem se adequar para continuar as aulas de forma remota.
A unidade referência da Sphere, em São José dos Campos, transferiu suas aulas para o ambiente online, utilizando a plataforma Google pelas próximas duas semanas, ou até que novas orientações sejam realizadas. A medida vai permitir que as crianças de 2 a 14 anos continuem o seu desenvolvimento acadêmico durante o período de quarentena.
A ferramenta Google Classroom já era usada na rotina dos alunos do Ensino Fundamental, mas foi estendida à Educação Infantil e agora passa a ser utilizada para reunir a grade de atividades, vídeos dos professores, materiais didáticos, orientações e comunicação com os professores.
As atividades são personalizadas para as necessidades de cada idade. Os alunos do Ensino Fundamental recebem um roteiro semanal de estudos, nas diferentes matérias, com orientações sobre a realização de atividades relacionadas aos projetos da turma, leituras literárias ou disciplinares, produção de textos, entre outras. Os professores possuem horários para tirar dúvidas, dar feedback e interagir com os alunos. Para isso, diversas tecnologias são integradas, tornando as experiências dinâmicas e envolventes.
Alunos e professores desenvolvendo suas rotinas no ambiente virtual.
Na educação infantil, a abordagem é um pouco diferente, pois o horário de tela é limitado para crianças pequenas. Os pais recebem acesso ao ambiente online com sugestões de atividades, como artes, storytelling, educação física, música, aulas de culinária e jogos interativos, algumas a serem realizadas pelo aluno individualmente e outras com seus familiares. Na condução da rotina, as professoras gravam vídeos, interagem diariamente e oferecem feedback aos pais e alunos.
A ideia não é transformar todas as aulas em atividades online, mas dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem, oferecendo amplas oportunidades para o progresso e desenvolvimento de cada aluno. Toda a estrutura pedagógica foi desenvolvida para que em nenhum momento os alunos se sintam perdidos ou sozinhos.
As famílias têm sua própria rotina e diferenças com relação ao acesso a ferramentas digitais. Portanto, a flexibilidade é a chave do sucesso, permitindo encontrar o melhor tempo, espaço e modo de acompanhar os filhos, ainda pequenos, aproximando-se ainda mais da escola, para que, juntos, possam oferecer as melhores oportunidades de aprendizagem para cada criança.