Sphere Institucional
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jul 11, 2022Política de Educação Especial, conheça mais sobre o tema!
AUTOR
huia
ASSUNTO
Educação
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jul 11, 2022AUTOR
huia
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Educação
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No mês de outubro, a SEDUC-SP – Secretaria de Educação do Estado de São Paulo – apresentou a PEE-SP (Política de Educação Especial), desenvolvida com o objetivo de aprimorar os serviços de apoio à inclusão de estudantes com deficiência.
As diretrizes pretendem assegurar uma educação inclusiva de qualidade, a promoção de oportunidades de aprendizagem para todos os alunos, a universalização do acesso à educação básica e ao AEE (Atendimento Educacional Especializado) a estudantes com algum tipo de deficiência, como o TGD (Transtorno Globais do Desenvolvimento), o TEA (Transtorno do Espectro Autista) e altas habilidades ou superdotação.
O documento foi conduzido de forma colaborativa e participativa pelo Demod (Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado), da Coped (Coordenadoria Pedagógica) e teve contribuições de estudantes, familiares, profissionais da educação, especialistas de universidades públicas, sociedade civil, de associações e órgãos dedicados à pauta.
Na Sphere International School, a política de necessidades especiais tem como finalidade atender à diversidade e singularidade de seus estudantes, garantindo oportunidades e estímulos contínuos para que cada criança ou jovem possa aprender e revelar seu conhecimento de forma adequada, em um ambiente de respeito e acolhimento.
Para que sejam atendidos da melhor forma, os pais de crianças com deficiência devem realizar uma entrevista inicial com a coordenação pedagógica da escola. Nesse primeiro encontro, é importante que as famílias comuniquem com clareza as necessidades da criança. O alinhamento de expectativas é fundamental para o sucesso da acolhida de cada estudante.
A partir desse alinhamento inicial, será necessário que a família forneça laudos médicos ou relatórios que tragam informações para que a escola se adapte e ofereça as condições necessárias ao bem-estar físico, emocional e de aprendizagem do aluno.
Os estudantes com deficiência são integrados em classes regulares e contam com um professor tutor, um professor assistente, coordenador pedagógico e, a depender de cada caso, um tutor individual para realizar mediações e oferecer todo o apoio necessário.
Os alunos com deficiência recebem um Plano Individual de Aprendizagem, elaborado pela equipe pedagógica, contendo adaptações e percursos trilhados em diferentes áreas do currículo. Os planos devem ser cuidadosamente planejados, monitorados e ajustados ao longo de cada ano escolar. Além do ensino diferenciado, os alunos são avaliados com base em seu desenvolvimento global e progresso contínuo, por meio de relatórios qualitativos, dependendo de cada necessidade específica.
De acordo com a necessidade da criança ou do jovem, é oferecido um acompanhamento diferenciado pelos professores durante as aulas. Em casos específicos, o aluno poderá contar com o suporte individualizado realizado por um professor específico, que trabalhará em sala de aula ou por vezes em outros ambientes da escola, de acordo com as estratégias estabelecidas pela equipe de coordenação e corpo docente.
Para que o aluno com deficiência tenha um aprendizado completo de acordo com as suas necessidades, a formação dos professores e da equipe pedagógica é essencial.
Por meio de reuniões e treinamentos com especialistas, a equipe docente está sempre em contínuo processo de desenvolvimento nas diversas áreas ligadas ao fazer pedagógico e educacional.
Nesses momentos, a equipe docente e coordenação devem planejar de forma colaborativa, viabilizando trocas de experiências e definições de estratégias para oferecer suporte ao desenvolvimento dos alunos.
Alguns programas de formação são realizados na escola com toda a equipe ou por meio de seminários internacionais abertos a educadores da cidade ou do país. Outros, contemplam visitas a escolas no Brasil, no exterior e a participação de representantes da equipe pedagógica em conceituados cursos e seminários nacionais e internacionais.
Outra preocupação e cuidado da Sphere International School é sempre incluir no processo de aprendizagem da criança com necessidades especiais, sua família e os especialistas que a acompanham.
A escola deve estar em constante diálogo e parceria com as famílias e especialistas, como: psicopedagogo, fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, neurologista, psiquiatra e outros.
Reuniões podem ser solicitadas pela escola, família ou pelos especialistas, de acordo com o progresso e a necessidade de cada aluno. Esses encontros visam a troca de informações relevantes sobre as dificuldades, limitações, adaptações que são informadas e discutidas com os professores responsáveis pelo aluno.