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jul 11, 2022

Por que o sono das crianças e jovens é tão importante?

AUTOR

huia

ASSUNTO

Educação

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Existem algumas hipóteses para explicar a correlação entre aprendizado e sono. Atualmente temos dados de pesquisas indicando que o sono faz mais do que permitir que o cérebro descanse, mas também tem um papel fundamental na aprendizagem.

Podemos dizer que a fase do aprendizado possui três estágios principais:

Aquisição: é o primeiro passo do aprendizado, é quando temos acesso a novas informações.

Consolidação: é o estágio em que integramos todas essas novas informações à nossa memória de longo prazo.

Recordar: que é nossa capacidade de recuperar essas informações de nossas memórias.

A atenção tem um papel essencial durante o estágio de aquisição, determinando se essas novas informações serão consolidadas.

O sono é importante para a fixação na memória de conceitos abstratos e mais complexos. Durante o sono, as experiências do dia são transferidas da memória de curto para a de longo prazo. No sono REM – Rapid eye moviment (sono onde ocorrem os sonhos), as novas memórias são integradas às memórias antigas, à visão do mundo e às abstrações. Memórias não declarativas também são consolidadas durante o estágio REM. Esse tipo de memória é responsável pelas tarefas que realizamos sem pensar conscientemente sobre elas, por exemplo: aprender um instrumento musical, dirigir, dançar e praticar esportes e etc. Alt text O sono NREM – não REM ou sono de ondas lentas, é responsável pela recuperação, descanso, e é a fase onde ocorrem a síntese de proteínas e secreção do hormônio de crescimento – GH. Uma noite de sono é composta de 4 a 6 ciclos de sono REM + NREM (duração de cada ciclo de 90 min).

O sono é o alimento do cérebro!

Obter um sono de qualidade consistente em melhorar o desempenho mental, emocional e físico do aluno. O sistema imunológico fica mais resistente, há um maior equilíbrio nos hormônios, um aumento no metabolismo e como consequência melhora da função cerebral.

Durante o sono o cérebro está “se recuperando”, “se organizando”.

Nosso corpo usa o tempo que estamos dormindo para filtrar as informações que nos são relevantes, o que nos permite repetir os processos de diferentes aprendizados dia após dia. Portanto, melhorando o sono, melhoramos nossa capacidade de aprender.

Alt text A falta de atenção é uma falha de concentração. Alunos privados de sono têm motivação reduzida, falta de energia, alteração do humor e redução de atenção. Portanto, diminuindo a eficiência da aprendizagem. A privação do sono também afetar a agilidade e precisão de recuperar diferentes informações de nossas memórias de longo prazo e aplicá-las na vida diária.

Podemos considerar um sono de qualidade quando ele não é interrompido, ou seja, a pessoa deve ter uma noite tranquila para passar por todas as fases do sono. Acordar durante a noite, ou ficar exposto a estímulos que possam superficializar o sono (vizinhos ou estradas barulhentas, temperatura inadequada ou luz), pode ser um grande problema para garantir a qualidade do sono. Os transtornos respiratórios do sono, como ronco e apneia (paradas respiratórias), levam a fragmentação do sono devido aos vários despertares gerando um sono de má qualidade.

É importante que se tenha uma rotina que promova um sono com qualidade. O ambiente para um sono saudável deve ser escuro, silencioso e confortável. No escuro o corpo produz um hormônio chamado melatonina, cuja função é a de justamente regular o sono. Além disso, o cérebro precisa de uma hora para “adormecer”, sendo imprescindível diminuir os estímulos luminosos antes de dormir, fazendo algo que chamamos de higiene do sono. Portanto, devemos diminuir o uso de celulares e TV, aplicar rotinas para se acalmar (como Mindfulness, por exemplo), fazer uma leitura ou ouvir uma música calma. A “casa precisa adormecer”, assim você dará sinais para seu cérebro de que é noite e hora dormir.

Pensar no sono também é levar em consideração o cronotipo de cada indivíduo, por exemplo:


Saber qual o melhor momento do dia para descansar ou estudar, no caso dos estudantes, é importante para realizar as tarefas sem ter que lutar contra o relógio biológico. Assim, os alunos terão a oportunidade de ter um melhor desempenho e produtividade nas atividades do dia a dia.

Muitas das dificuldades acadêmicas são decorrentes da má adequação aos ritmos biológicos fisiológicos para cada faixa etária, podendo trazer dificuldades para a fixação do conteúdo e falta de atenção.

Sendo assim, aqueles que estão à frente dos planejamentos da rotina escolar precisam se atentar na organização do ambiente, objetivando com isso um melhor rendimento de todos. Isso significa organizar atividades de modo a contemplar momentos de maior ou menor rendimento nas tarefas escolares, seja do ponto de vista dos alunos ou dos professores.

Durante a infância , até a adolescência, tendem a ser mais matutinos, logo no início da manhã já estão com todo o pique. Porém, escolas de ensino infantil, precisam dar oportunidade para a criança dormir depois do almoço caso ela queira. As escolas podem ter um ambiente do sono e um ambiente das atividades lúdicas, da leitura, entre outras atividades que a escola decidir para aqueles que permanecerem acordados. Já para os adolescentes, ritmo vespertino, que costumam dormir tarde e acordar tarde, seria ideal que eles pudessem começar as aulas após às 9 horas, por exemplo. Cabe à escola repensar de que maneira pode distribuir as atividades e se ajustar às necessidades dos estudantes de acordo com a faixa etária que atende.

Para saber mais sobre esse assunto, a Dra. Eliânia Pontes, médica especialista em distúrbios do sono, compartilhou conosco um estudo da Associação Brasileira do Sono – ABS, sobre a importância da alteração dos horários escolares para essa faixa etária.