Sphere Institucional

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jul 11, 2022

Usando Rotinas de Pensamento com Ensino à Distância

AUTOR

huia

ASSUNTO

Educação

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O texto desta semana foi escrito por Ron Ritchhart. Por mais de 25 anos, Ron atuou como Pesquisador Associado Sênior e Investigador Principal no Project Zero, Harvard Graduate School of Education. Ron será um dos palestrantes no Sphere International Seminar, dias 18 e 19 de setembro de 2021.

À medida que avançamos coletivamente no mundo do ensino à distância, enfrentamos muitas questões e incertezas:

Como posso garantir que as tarefas que atribuo aos alunos remotamente valem a pena e realmente produzirão aprendizado em vez de apenas mantê-los ocupados?

Como gerencio os alunos fazendo coisas diferentes em momentos diferentes em lugares diferentes?

Como posso explicar tarefas e ideias complexas remotamente?

Como podemos permanecer juntos como uma comunidade de alunos?

Este é um espaço desconhecido para muitos de nós. Embora não seja uma panacéia e certamente não seja uma resposta a todas as perguntas acima, acredito que as rotinas de pensamento podem ser uma ferramenta muito útil neste momento. Alguém me perguntou quais são as “melhores” rotinas de pensamento para ensino à distância. Minha resposta foi que as melhores rotinas seriam aquelas que você já estabeleceu e com as quais seus alunos já estão familiarizados. Isso economiza para você e seus alunos o tempo necessário para ensinar uma nova rotina. É exatamente por isso que temos rotinas, para fornecer estruturas que sustentem e apoiem a aprendizagem. À medida que essas estruturas são usadas ao longo do tempo, elas se tornam formas rotineiras de interagir com o conteúdo e os alunos se tornam mais independentes. Usar rotinas conhecidas permite que os alunos aprendam em um espaço familiar no qual eles podem experimentar uma sensação de agência e segurança. Dito isso, novas rotinas de pensamento podem ser ensinadas online e quero compartilhar algumas com você que podem ser muito úteis no ensino à distância.

Como David Perkins disse, “aprender é uma consequência do pensamento”. Portanto, à medida que envolvemos os alunos remotamente com o conteúdo que eles estão lendo, ouvindo ou assistindo por conta própria, queremos ter certeza de que estão pensando sobre esse material. Uma rotina simples que pode ajudar a garantir que os alunos estejam pensando sobre o material é a rotina “Anotar”, que é uma das rotinas apresentadas no novo livro que foi lançado no final de abril (O Poder de Tornar o Pensamento Visível). A rotina Take Note pede aos alunos que respondam a pelo menos uma e até quatro solicitações diferentes depois de terem lido / assistido / ouvido o material:

Qual é o ponto mais importante?

Que pergunta você mais gostaria de discutir?

O que você acha desafiador, intrigante ou difícil de entender?

O que você achou interessante?

Os alunos podem postar suas respostas online para que outras pessoas as usem (talvez no Padlet ou em um documento do Google) ou você pode coletá-las por e-mail. Com base nas respostas dos alunos, você pode criar discussões online e instruções futuras.

Uma segunda rotina de raciocínio que pode ser útil é descascar a fruta. Muitos professores estão usando esse tempo fora da sala de aula para que seus alunos se envolvam em algum tipo de investigação independente. Os alunos investigam um tópico de interesse usando recursos online e caseiros. Uma forma de documentar essa investigação seria usar a rotina Descascar a fruta.

Alt text Figura extraída do livro: The Power of Making Thinking Visible. Gráfico de Paviter Singh

Os alunos começam na pele “descrevendo o que está lá” e identificam o conhecimento prévio sobre seu tópico de investigação. Em seguida, movem-se para dentro para identificar seus questionamentos, maravilhas e mistérios. À medida que a investigação avança, eles podem acompanhar as conexões que estão fazendo, as explicações que estão sendo construídas e as diferentes perspectivas que exploraram. Em seguida, identificam o que está no centro: o que tudo isso significa? Por fim, voltam para identificar as nuances e complexidades do tópico. Se os alunos tiverem acesso a uma folha de papel craft, eles podem documentar cada estágio em seu organizador gráfico pessoal. Alternativamente, cada estágio da rotina pode ser documentado em papel ou em um documento digital de texto usando o título apropriado.



Escrito por Ron Ritchhart, a versão original deste texto encontra-se em: https://www.ronritchhart.com/blog/blog-post-four-krf7w-baser

Se você quiser saber mais sobre o trabalho de Ron Ritchhart, consulte: https://www.ronritchhart.com/

Autor: Ron Ritchhart
Ron Ritchhart é um educador e pesquisador de renome mundial. Por mais de 25 anos, Ron serviu como Pesquisador Associado Sênior e Investigador Principal no Project Zero, da Harvard Graduate School of Education, onde sua pesquisa se concentrou em compreender como desenvolver, nutrir e manter ambientes de aprendizagem para alunos e professores. Seu interesse em criar culturas de pensamento o levou a conduzir pesquisas em áreas como caráter intelectual, atenção plena, disposições de pensamento, ensino para compreensão, criatividade no ensino e o desenvolvimento de comunidades de prática.