Proposta Pedagógica

A Sphere International School atua com o compromisso de desenvolver lideranças, pessoas conscientes do seu papel na sociedade e capazes de fazer uma intervenção positiva no mundo, a fim de torná-lo mais humano, justo e fraterno. Os fundamentos para a sólida formação neste sentido sustentam-se no autogerenciamento e no apreço pelo conhecimento, verdadeiros pilares para a constituição de um percurso de aprendizagens significativas, duradouras e contínuas.

Para tanto, a fundamentação metodológica parte de uma ação educativa centrada no aguçar da curiosidade, na indagação dirigida por projetos desenhados para desenvolver o pensamento crítico e desencadear aprendizagens significativas. Este contexto possibilita ao aluno sistematizar conhecimentos e amparar-se no autogerenciamento, em sólidos princípios e valores para desenvolver sua agência no mundo: sua ação consciente e responsável frente à própria aprendizagem e à forma de se relacionar com os diferentes contextos à sua volta, localmente e globalmente.

A proposta pedagógica concretiza-se em ambiente multicultural, pautado na diversidade em diferentes perspectivas, na colaboração como pressuposto para a utilização de diferentes metodologias e para favorecer aprendizagens relacionadas ao desenvolvimento de cada aluno numa perspectiva de sua formação integral. Em consonância com tal ambiente multicultural e diverso, busca-se a valorização, integração, utilização, comunicação e desenvolvimento de múltiplas linguagens.

Por fim, no coração deste projeto, está o ideal de contribuir para a formação de uma verdadeira cultura de paz, contribuindo para o desenvolvimento da consciência cidadã, do exercício democrático, do respeito entre as diferenças; da tolerância e da convivência entre culturas distintas, favorecendo a interculturalidade pelo diálogo e pelo exercício da unidade na diversidade vivenciada no interior da escola e na vida em sociedade. Essencialmente, são estes os elementos essenciais para permitir a sustentabilidade do ser, da comunidade à qual pertencemos, da sociedade em seu escopo ampliado e do planeta compartilhado.

A organização curricular para o desenvolvimento deste diferenciado projeto se faz por meio da integração entre o currículo nacional brasileiro, as referências UNESCO para a educação e as premissas do currículo internacional do IB (International Baccalaureate). Com tais referências, o projeto político pedagógico pretende um currículo academicamente rigoroso e o desenvolvimento de mentalidade internacional em seus alunos e sua comunidade escolar. Neste cenário contextualiza-se a educação bilíngue (Português e Inglês) oferecida pela escola.

A partir da concepção Sphere, a proposta pedagógica compreende cinco eixos norteadores:

I - Os quatro pilares da educação preconizados pela Unesco:

  • Aprender a Saber
  • Aprender a Fazer
  • Aprender a Ser
  • Aprender a Conviver
Unesco
Rigor Acadêmico

II - Rigor acadêmico e complexidade na integração do currículo brasileiro ao currículo internacional adotado pela escola:

Busca pela melhor aprendizagem e garantia de que todos os alunos aprendam de acordo, conduzindo cada aluno a desenvolver seu potencial ao máximo.

O currículo organizado por conceitos e por meio da indagação traduz a complexidade e o rigor acadêmico, sendo a estrutura que integra não somente conteúdos escolares, mas conceitos, conhecimentos, habilidades, atitudes e ações na comunidade.

O currículo brasileiro (BNCC) e a referência de currículo internacional do IB são integrados em um único currículo Sphere organizado essencialmente por meio de projetos.

III - O ensino para a compreensão e para a diversidade: aprendizagem significativa.

A Sphere parte do pressuposto de que as pessoas são diferentes, aprendem de maneiras distintas e possuem interesses diversificados. Assume, portanto, a premissa de turmas heterogêneas no amplo sentido da aprendizagem.

Conceitos e conteúdos são trabalhados de forma a possibilitar trabalho individual e em grupo. As aulas atendem à diversidade por meio de instrução diferenciada, estações de trabalho, projetos e participação ativa dos alunos, como protagonistas no processo de aprendizagem.

A  metodologia de ensino e a organização curricular sustentam uma prática contemporânea, que leva o aluno a compreender, estabelecer relações e agir por meio de projetos, atividades diversificadas, instrução diferenciada, rotinas de pensamento e avaliações criteriosas.

Ensino diferenciado
Bilíngue

IV - Educação Bilíngue e Consciência Intercultural

A educação bilíngue português e inglês contextualiza-se nas premissas de diversidade, multiculturalidade e de consciência intercultural presentes na concepção filosófica e pedagógica da escola, oferecendo efetivamente um idioma universal aos alunos desde a educação infantil, em contexto de imersão, bem como idioma adicional de instrução de diferentes disciplinas no currículo da escola.

V - Formação contínua dos professores

Equipe docente em contínuo processo de desenvolvimento nas mais diversas áreas ligadas ao fazer pedagógico da Sphere.

Reuniões semanais para planejamento compartilhado, participação da equipe em workshops e congressos IB, participação ativa da equipe nos seminários internacionais promovidos pela Sphere e apresentações de trabalhos, workshops e palestras da equipe Sphere em seminários e congressos de educação.

Formação

A SPHERE OFERECE EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL ATÉ O ENSINO MÉDIO.

Ensino Infantil

Alunos entre 2 e 5 anos de idade

Centrada na socialização e na plena utilização do potencial criativo das crianças, ampliando as relações sociais e a interação com o meio a partir de atividades lúdicas e diversificada oferta de recursos.

Educação Infantil

Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental tem por objetivo desenvolver nos alunos habilidades e competências relativas aos aspectos cognitivo, afetivo, físico, ético, estético e de atuação e inserção social.

Este trabalho é realizado ao longo dos 9 anos que compõem o Ensino Fundamental, com seleção e oferta adequadas dos conteúdos, por área de estudo, conforme previstos para cada série de acordo com as referências nacionais e internacionais integradas no currículo Sphere.

Ensino Fundamental

Ensino Fundamental séries iniciais

Alunos entre 6 e 10 anos de idade

O currículo estruturado por meio de projetos organiza os principais conceitos e conteúdos de cada série do 1º ao 5º ano, sendo que os alunos são encorajados a investigar as ideias centrais que norteiam cada unidade. Desta forma, o conhecimento é contextualizado e trabalha-se por meio de estratégias de pesquisa, com postura ativa e crítica dos alunos no processo de aprendizagem.

_DSC8907

Ensino Fundamental séries finais

Alunos entre 11 e 14 anos de idade

Nessa etapa, o currículo é estruturado por meio de projetos disciplinares ou interdisciplinares, desenvolvidos por professores especialistas nas respectivas áreas de conhecimento, tanto em Português, como em Inglês. Língua Espanhola passa a fazer parte do currículo a partir do 6º ano, assim como a Tutoria garante o acompanhamento e aconselhamento educacional individualizado, em continuidade ao trabalho em prol do desenvolvimento integral de cada estudante. Projetos em parceria com a comunidade e o Trabalho de Conclusão de Curso do 9º ano, consolidam o percurso formativo neste segmento.

_DSC9211

Ensino Médio

Alunos entre 15 e 17 anos de idade

O Ensino Médio integra o contínuo de educação internacional e bilíngue oferecido pela Sphere International School, garantindo também as aprendizagens essenciais estabelecidas pelo currículo nacional. Com o objetivo de consolidar o desenvolvimento intelectual, físico, emocional e ético, o projeto Sphere integra rigor acadêmico, flexibilidade e criatividade, considerando as trilhas personalizadas de aprendizagem, projeto pessoal de pesquisa e certificação internacional. A tutoria e o aconselhamento educacional individualizado garantem o percurso de orientação e suporte ao projeto de vida dos estudantes, seja para a continuidade dos estudos no Brasil ou no exterior.

Ensino Médio