Proposta Pedagógica

A Sphere International School atua com o compromisso de desenvolver lideranças, pessoas conscientes do seu papel na sociedade e capazes de fazer uma intervenção positiva no mundo, a fim de torná-lo mais humano, justo e fraterno. Os fundamentos para a sólida formação neste sentido sustentam-se no autogerenciamento e no apreço pelo conhecimento, verdadeiros pilares para a constituição de um percurso de aprendizagens significativas, duradouras e contínuas.

Para tanto, a fundamentação metodológica parte de uma ação educativa centrada no aguçar da curiosidade, na indagação apoiada por projetos planejados para desenvolver o pensamento crítico e desencadear aprendizagens significativas. Esse contexto possibilita ao aluno sistematizar conhecimentos e amparar-se no autogerenciamento, em sólidos princípios e valores para desenvolver sua agência no mundo: sua ação consciente e responsável frente à própria aprendizagem e à forma de se relacionar com os diferentes contextos à sua volta, localmente e globalmente.

A proposta pedagógica concretiza-se em ambiente intercultural, pautado na diversidade, na valorização de diferentes perspectivas e na colaboração como pressuposto para a ampliação de repertório de cada aluno, visando sua formação integral. Em consonância com tal ambiente intercultural e diverso, busca-se a valorização, o uso e desenvolvimento de múltiplas linguagens.

Por fim, no coração deste projeto, está o ideal de contribuir para a formação de uma verdadeira cultura de paz, contribuindo para o desenvolvimento da consciência cidadã, do exercício democrático, do respeito entre as diferenças; da tolerância e da convivência entre culturas distintas, favorecendo a interculturalidade pelo diálogo e pelo exercício da unidade na diversidade vivenciada no interior da escola e na vida em sociedade. Essencialmente, são esses os elementos essenciais para permitir a sustentabilidade do ser, da comunidade à qual pertence, da sociedade em seu escopo ampliado e do planeta compartilhado.

A organização curricular para o desenvolvimento deste diferenciado projeto se faz por meio da integração entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as premissas do currículo internacional do International Baccalaureate (IB) e os pilares UNESCO para a educação. O projeto político pedagógico fundamenta-se em base teórica construtivista, ressaltando a importância da experiência e do aprender com o outro, ao mesmo tempo em que objetiva um currículo academicamente rigoroso e o desenvolvimento da mentalidade internacional.

Nesse cenário contextualiza-se a educação bilíngue (português e inglês) oferecida pela escola.

A Sphere tem um modelo próprio, chamado Open Framework. Esse modelo possui quatro trilhas de aprendizagem personalizadas, contando com mais de 40 projetos, que contribuem para a educação integral do aluno, ou seja, desenvolvem aspectos acadêmicos, sociais, emocionais e físicos. Aliada ao currículo internacional, voltado ao desenvolvimento da interculturalidade, as trilhas OPEN preparam o aluno para se tornar uma jovem liderança que fará uma diferença no mundo.

Opportunity to Discover

A indagação e a interculturalidade são premissas da proposta pedagógica Sphere. O espírito investigativo, a problematização e a abertura para o novo, para outras culturas e novas formas de pensar e agir fazem com que o aluno Sphere desenvolva habilidades essenciais para um mundo em constante movimento.

Emotional & Social

O desenvolvimento de habilidades socioemocionais é valorizado em todos os ciclos de ensino. O trabalho intencional com foco no equilíbrio, empatia, curiosidade, persistência e flexibilidade fortalece o aluno Sphere para uma percepção positiva de si mesmo, para a resolução de problemas e para uma relação positiva com o outro.

Principles

Realizar escolhas fundamentadas em princípios éticos, de respeito ao próximo, ao meio ambiente e em consonância com valores de humanização fazem com que o aluno Sphere seja cada vez mais reflexivo e consciente de como suas ações podem impactar e transformar o mundo.

Natural Skills

Ser aluno Sphere é saber que cada um tem seus próprios interesses, talentos e maneiras de ver o mundo. A personalização do ensino permite modos únicos de aprender e se desenvolver. Ao mesmo tempo, um ambiente de pensamento crítico e criatividade possibilita que novas ideias e soluções sejam criadas, para que o aluno esteja preparado para trabalhar em contextos nacionais e internacionais.

A partir da concepção Sphere, a proposta pedagógica compreende cinco eixos norteadores:

I - Os quatro pilares da educação preconizados pela Unesco:

  • Aprender a Saber
  • Aprender a Fazer
  • Aprender a Ser
  • Aprender a Conviver
Unesco
Rigor Acadêmico

II - Rigor acadêmico e complexidade na integração do currículo brasileiro ao currículo internacional adotado pela escola:

Busca pela melhor aprendizagem e garantia de que todos os alunos aprendam de acordo, conduzindo cada aluno a desenvolver seu potencial ao máximo.

O currículo organizado por conceitos e por meio da indagação traduz a complexidade e o rigor acadêmico, sendo a estrutura que integra não somente conteúdos escolares, mas conceitos, conhecimentos, habilidades, atitudes e ações na comunidade.

O currículo brasileiro (BNCC) e a referência de currículo internacional do IB são integrados em um único currículo Sphere organizado essencialmente por meio de projetos.

III - O ensino para a compreensão e para a diversidade: aprendizagem significativa.

A Sphere parte do pressuposto de que as pessoas são diferentes, aprendem de maneiras distintas e possuem interesses diversificados. Assume, portanto, a premissa de turmas heterogêneas no amplo sentido da aprendizagem.

Conceitos e conteúdos são trabalhados de forma a possibilitar trabalho individual e em grupo. As aulas atendem à diversidade por meio de instrução diferenciada, estações de trabalho, ensino híbrido, projetos e participação ativa dos alunos, como agentes no processo de aprendizagem.

A  metodologia de ensino e a organização curricular sustentam uma prática contemporânea, que leva o aluno a compreender, estabelecer relações e agir por meio de projetos, atividades diversificadas, personalização, uso de tecnologias e diferentes linguagens, rotinas de pensamento e avaliações criteriosas.

Ensino diferenciado
Bilíngue

IV - Educação Bilíngue e Consciência Intercultural

A educação bilíngue português e inglês contextualiza-se nas premissas de diversidade e interculturalidade presentes na concepção filosófica e pedagógica da escola, desenvolvendo o repertório linguístico dos alunos desde a educação infantil, em contexto de imersão e com distribuição equilibrada entre as línguas a partir do ensino fundamental. A língua inglesa é utilizada na instrução de diferentes disciplinas do currículo da escola, de modo integrado, ou seja, tanto no currículo base quanto na parte diversificada. Desse modo, os alunos desenvolvem os saberes inerentes ao currículo tanto em língua portuguesa quanto em língua inglesa.

V - Formação contínua dos professores

Equipe docente em contínuo processo de desenvolvimento nas mais diversas áreas ligadas ao fazer pedagógico da Sphere.

Formações iniciais, formação contínua, palestras, webinars e conferências apoiam a formação contínua da equipe pedagógica.

O planejamento colaborativo semanal é uma das premissas pedagógicas do modelo Sphere, sendo ele um dos principais fatores de sucesso para a integração curricular e o alinhamento das práticas didáticas bilíngues.

Formação

A SPHERE OFERECE EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL ATÉ O ENSINO MÉDIO.

As escolas Sphere são estruturadas para serem autorizadas pelo International Baccalaureate (IB), nos programas Primary Years Programme (PYP), Middle Years Programme (MYP) e Diploma Programme (DP). Somente o IB possui autonomia para o processo de chancelamento de cada escola, mas vale ressaltar que o currículo Sphere é organizado para facilitar o acesso de gestores, professores e alunos aos critérios e procedimentos para a implementação desses programas.

O International Bacclaureate (IB) oferece um contínuo de educação internacional para crianças e jovens de 3 a 18 anos. Os programas encorajam o atingimento de conquistas pessoais e acadêmicas, desafiando cada aluno a obter sucesso nos estudos e no seu desenvolvimento pessoal. Website: www.ibo.org ©