Sphere Institucional
/
jul 11, 2022Ensino internacional: mercado ainda é vasto terreno para investidores
AUTOR
huia
ASSUNTO
Educação
COMPARTILHE
Sphere Institucional
/
jul 11, 2022AUTOR
huia
ASSUNTO
Educação
COMPARTILHE
Segundo dados do IB – International Baccalaureate, hoje no mundo, pouco mais de 5 mil escolas são reconhecidas pela instituição como escolas internacionais. Já no Brasil, esse número não passa de 48 unidades educacionais com essa certificação, ou seja, opções bem restritas se considerarmos as 179.533 escolas públicas e privadas de educação básica, de acordo com a última atualização do Governo Federal.
Pensando no tamanho do nosso país, a quantidade de crianças em fase escolar no mundo e que podem ser público alvo dessas instituições de ensino, podemos chegar a conclusão que ainda são poucas em atuação. No que se refere a quantidade de escolas privadas que ensinam um segundo idioma no nosso país, o número também é bem baixo, apenas 3%, conforme dados da Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi).
Mesmo com poucas escolas internacionais presentes no Brasil e no mundo, essas instituições têm adquirido cada vez mais importância no cenário educacional, pois são reconhecidas por oferecerem uma educação globalizada com rigor acadêmico e ênfase no desenvolvimento integral dos estudantes, tendo como referência valores humanísticos de responsabilidade universal.
Com uma formação internacional, os estudantes são preparados e encorajados a pensar de forma independente e direcionar sua própria aprendizagem, tornam-se culturalmente conscientes, por meio do desenvolvimento de uma segunda língua e são capazes de saber lidar com pessoas diferentes, em um mundo que está em constante mudança e cada vez mais globalizado. Além disso, um currículo internacional facilita o acesso dos alunos nas melhores universidades do mundo.
Com mais de 15 anos de know how na área educacional, em 2019 a Sphere se lançou como rede para poder chegar a um número maior de estudantes que buscam ter contato com todas as vantagens de uma educação internacional inovadora e globalizada.
De lá para cá, a rede já comercializou cinco unidades em diferentes localidades brasileiras (São Paulo, Goiás e Bahia), segue em negociação com novos investidores e ampliou sua unidade em São José dos Campos. Seu foco de atuação prioriza locais com demanda por instituições de educação internacional. O projeto mira em capitais brasileiras e centros de influências regionais, compreendendo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A meta é a de abrir 40 novas escolas em até seis anos.
Com metodologia exclusiva, alinhada ao ensino brasileiro e currículo internacional e por ser uma escola inovadora que atende o aluno de forma personalizada, a Sphere se torna uma proposta pedagógica única no Brasil. A unidade de São José dos Campos possui certificações internacionais, como o IB, maior e mais reconhecida organização que qualifica as escolas internacionais e é associada à UNESCO, se propondo a trabalhar pelo desenvolvimento da cultura de paz.
Os dois mais recentes investidores que apostaram no formato da rede foram os empresários Eloá Gazola e Paulo Henrique Acedo. De lugares e histórias de vida totalmente diferentes, ambos compartilham o mesmo desejo de investir no segmento de educação. Além da segurança e rentabilidade que os empresários buscam neste tipo de investimento, os dois procuraram a Sphere por terem se encantado com o modelo de ensino da escola.
No caso de Eloá, a profissional com experiência em gestão acadêmica desde 2006 teve que repensar sua carreira profissional após vender as quatro faculdades da família que gerenciava em Rondônia.
Ao retornar de mudança para o interior de São Paulo e visitar escolas para sua filha de 4 anos, se encantou com a metodologia de ensino utilizada pela Sphere International School na sua unidade própria em São José dos Campos. Eloá resolveu pesquisar sobre a franquia, se inscreveu no site e após conhecer mais profundamente o projeto, teve certeza de que isso era o que eu queria fazer: investir na construção de propósito e valor da sociedade por meio do desenvolvimento das crianças.
Paulo também é educador por formação, e após a experiência como docente, assumiu a gestão da empresa de vidros da família e depois partiu para outros negócios como alimentação, tecnologia, desenvolvimento de máquinas e dispositivos, eventos e construção.
E como o exemplo de Eloá, depois de procurar escolas para seu filho de um ano de idade, se encantou pelo modelo de ensino da Sphere International School e resolveu se tornar franqueador, pois encontrou no negócio, rentabilidade, segurança e qualidade.
Hoje, Eloá e Paulo são os mais recentes franqueados da Sphere International School e responsáveis diretos por proporcionar mais uma opção de educação de qualidade e que vai fazer a diferença no futuro de muitos estudantes.